segunda-feira, 2 de março de 2009

Castelinho- antiga casa do Sr. Raul Loureiro e atual Pizzaria La Sorella.

Casarão deu origem a Moema
A partir da década de 20, bairro começou a desenvolver-se graças à iniciativa pioneira

No início do século vinte, Moema ainda não existia. As poucas ruas que existiam eram de terra, por onde passavam charretes de moradores e vendedores de leite e verdura. O bairro antes de ser fundado, nada mais era que uma simples parada de bonde, que ligava o centro o aeroporto de São Paulo. Na década de 20, Raul Loureiro, então procurador-geral do Fisco do Estado de São Paulo, decidiu transformar aquele simples local de embarque e desembarque de passageiros em um bairro. Para isso, em 1927 Loureiro construiu uma casa espaçosa com escadas, torres e esculturas de leões alados na porta.
Este símbolo da construção do bairro deu origem, quatro anos mais tarde, a inauguração de outro importante monumento: A Igreja de Nossa Senhora Aparecida. A igreja que completa esse ano meio século, foi cercada por uma praça, hoje conhecida como Largo Moema.
Aos poucos, Loureiro arranjou tratores, formou ruas e se encarregou de instalar o saneamento básico na região. Algumas famílias, como os Caldas, os Barnbantes, os Prados e os Frassatis começaram a morar nas casas do bairro, contribuindo para o progresso. E o bairro cresceu tanto, que hoje os poucos e caros espaços de Moema são disputados por edifícios residenciais e o avanço do comércio.Matéria retirada do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: